15/03/2024

Grupo KRAH economiza 13% nos custos de frete após automação logística

A companhia, que desenvolve resistores de potência para aplicações automotivas e é referência no setor, também reduziu de 1,5% para 0,70% o custo do faturamento semanal com frete após adotar o TMS da DATAFRETE e automatizar o processo, da cotação à auditoria

Especialista em componentes eletrônicos desenvolvidos com tecnologia europeia em solo brasileiro, o Grupo KRAH alia inovação na produção com uma gestão de processos em melhoria contínua. A companhia, que tem sede em Timbó (SC) e faz parte de um grupo global líder do seu segmento, acaba de implementar melhorias no procedimento de distribuição ao adotar o software de gestão logística da DATAFRETE.

A partir do uso do TMS na rotina do setor, o Grupo KRAH deixou de lado o uso de, no mínimo quatro planilhas diferentes, para contar com um dashboard integrado sobre o status de envio de produtos. A operação passou a contar com cotação e auditoria automatizada dos fretes. De acordo com o coordenador de logística Luiz Fernando Tassi, foram necessários apenas quatro meses de payback no projeto. No período, foram economizados R$ 11 mil, volume que representa 13% do total de custos logísticos.

“Só no primeiro mês de uso reduzimos em R$ 6 mil os custos logísticos, ao identificar pagamentos inconsistentes através da auditoria automatizada de frete. Atualmente, qualquer inconformidade na documentação é apontada e a nota bloqueada para pagamento, reduzindo consideravelmente os custos”, detalha o executivo.

Com a solução da DATAFRETE, o Grupo KRAH reduziu de 1,5% para 0,70% a representatividade do custo dos fretes em seu orçamento semanal. Além disso, a previsibilidade de custos proporciona maior controle sobre o orçamento da companhia. “Hoje cotamos os fretes e antes mesmo da cobrança já sabemos quanto será gasto”, salienta Tassi.

Marcelo Martins, CEO da DATAFRETE destaca que além da redução de custos já no início do projeto, a visibilidade da operação e os dados consolidados facilitam a tomada de decisão. “Os insights proporcionados pelo histórico de entregas e de desempenho das transportadoras, bem como de custos e de rotas, traz para o gestor a possibilidade de melhoria contínua, com redução de outros custos, seja com rotas mais bem planejadas, além de menor tempo de envio dos produtos e mais proximidade com o cliente via informações de status do pedido”, ressalta.

Atualmente o grupo KRAH vende para todo o país e, além da liderança mundial na área automotiva, oferece soluções para áreas como a engenharia mecânica e automação, tecnologia ferroviária, tecnologia de acionamento, elevadores, energias renováveis, telecomunicações, áudio e equipamentos médicos/odontológicos.


Legenda: Luiz Fernando Tassi, coordenador de logística doGrupo KRAH
Créditos: Divulgação