13/12/2024

Aprendizados da Black Friday para a logística brasileira

Por Marcelo Martins, CEO da DATAFRETE, empresa de tecnologia especializada em soluções para gestão logística

A Black Friday 2024 registrou um faturamento recorde de R$ 36,7 bilhões, marcando um crescimento de 15,4% em relação a 2023. Com 96,4 milhões de pedidos realizados, a data reafirma seu papel como a mais importante para o varejo brasileiro. Apesar do aumento expressivo no volume de pedidos (22,2%), o ticket médio caiu 5,6%, alcançando R$ 380,60, conforme dados do relatório da Neotrust.

Além de refletirem uma diversificação de itens consumidos, especialmente nos setores de moda, acessórios e beleza, os dados também apontam para os desafios que a data traz para a logística brasileira.

A sazonalidade e o alto volume de entregas em tão curto período de tempo são questões críticas para a sustentabilidade e competitividade das empresas. Um ponto de atenção é o custo do frete, que chegou a representar mais de 12% do valor médio dos pedidos em algumas regiões, ainda de acordo com a Neotrust.

Os resultados de 2024 reforçam a importância de soluções integradas entre embarcadores e transportadores para lidar com a complexidade da logística moderna. A integração entre embarcadores e transportadores é essencial para otimizar o uso da capacidade logística, reduzir custos e garantir que os consumidores recebam seus produtos no prazo esperado.

Empresas que não investiram em tecnologias eficientes enfrentaram dificuldades para equilibrar a equação entre custos operacionais e satisfação do cliente. Soluções de gestão cada vez mais consolidadas no mercado brasileiro, como o TMS, proporcionam uma integração das atividades e mais agilidade na gestão logística. Com recursos que englobam toda a gestão de transportes, como rastreamento em tempo real e auditoria de fretes, permite maior controle das operações. Isso não só otimiza as entregas como também reduz o volume de chamados no SAC, através de comunicados em tempo real com o cliente, proporcionando uma experiência mais positiva para os consumidores.

A logística, inclusive, é um setor onde a eficiência operacional impacta diretamente a experiência do cliente. Empresas que integram suas operações e investem em tecnologia avançada e ferramentas de visibilidade logística estão um passo à frente na conquista de mercados.

Além disso, sistemas integrados ajudaram a reduzir os atrasos que, em eventos anteriores, eram responsáveis por cerca de 30% dos chamados no SAC. Em 2024, varejistas que adotaram essas tecnologias observaram uma redução significativa, o que resultou em clientes mais satisfeitos e fidelizados.

A Black Friday 2024 mostrou que o crescimento do mercado depende não apenas de vendas, mas da eficiência operacional e da logística integrada. O futuro do setor está na colaboração e na inovação. É preciso unir embarcadores e transportadores em um ecossistema conectado, no qual todos os processos, desde a negociação até a entrega, sejam otimizados por tecnologia.

Com investimentos em inteligência artificial, análise preditiva e soluções de última milha, o setor logístico está preparado para lidar com os desafios das próximas grandes datas comerciais. As empresas que priorizarem essas iniciativas estarão bem posicionadas para liderar o mercado e conquistar a confiança dos consumidores.

 


Legenda: Marcelo Martins, CEO da DATAFRETE
Créditos: Daniel Zimmermann